• Increase font size
  • Default font size
  • Decrease font size
Home Jóia DICAS PARA ARMAZENAR MEDICAMENTOS EM CASA

DICAS PARA ARMAZENAR MEDICAMENTOS EM CASA

E-mail Imprimir PDF

DICAS PARA ARMAZENAR MEDICAMENTOS EM CASA

Todo mundo sempre tem em casa uma "farmacinha". E na maioria das vezes essa "farmacinha” tem remédio pra tudo. O que sobra de tratamentos vai pra “caixinha”. Porém devemos ter muito cuidado, para conservar os medicamentos de forma adequada, para que os mesmos não percam sua eficácia, mesmo dentro do prazo de validade, e nem venham ser usados de forma incorreta.

- A maioria dos medicamentos são sensíveis à luz. Portanto, conserve-os sempre na sua embalagem original, que foi exaustivamente testada para proteção do produto. É importante que todo e qualquer medicamento fique longe da luz direta.

- Entre os vilões que deterioram medicamentos, a umidade é um dos mais importantes. Mesmo as soluções devem ser protegidas da umidade, por ter efeito deletério sobre a rotulagem do produto. Mantenha os medicamentos em local seco, preferencialmente em prateleiras, afastados das paredes e nunca no armário do banheiro e em cima da geladeira.
- O calor é outro grande vilão que atua contra a qualidade: a princípio todo e qualquer medicamento deve ser conservado em temperaturas inferiores a 25ºC. Contudo, vários medicamentos requerem condições especiais de conservação e transporte. 
Leia atentamente na embalagem externa as condições indicadas de temperatura e armazenagem respeitando-as sempre, às vezes acontece do medicamento precisar ser guardado dentro da geladeira.
-Limpeza: essencial em qualquer situação. Mantenha os medicamentos livres de pó, partículas e mofo. 
- Medicamentos devem ser armazenados isoladamente de cosméticos, produtos de limpeza, perfumaria, etc. 
- Atenção com as pragas domésticas. Os medicamentos devem ser guardados em salas protegidas da entrada de insetos, roedores e aves.
Periodicamente, você deve providenciar a higienização do local, tendo o cuidado de proteger os medicamentos do contato com substâncias utilizadas na limpeza.
-Não se deve jogar medicamento que tenha sobrado, mesmo após o cumprimento de todo o tratamento, pelo ralo, ou dentro da pia. Deixe num posto de saúde mais próximo ou no hospital que eles tem o destino mais correto para o medicamento.



ALGUMAS DICAS PARA ARMAZENAR MEDICAMENTOS EM CASA

1- Nunca guarde medicamentos na COZINHA e ARMÁRIO DO BANHEIRO (Locais de maior calor e humidade da casa);
2 - Crianças são curiosas. Evite guardar medicamentos em locais de fácil acesso. A diferença entre um medicamento e um veneno é a dose;
3 - Tome muito cuidado com a validade desses medicamentos. Normalmente eles ficam esquecidos por anos nas "farmacinhas" das casas;
4 - Em geral Soluções e Suspensões, após abertas, diminuem drasticamente seus prazos de validade, portanto não reutilize após o tratamento.  Ex: Amoxicilina, Cefalexina, Clavulin, etc...

5- Suspensões após preparadas devem ser armazenadas na geladeira; Ex: Amoxicilina, cefalexina, clavulin, etc...
5 - Medicamentos Termolábeis (como insulina) em geral, na geladeira, não devem ser guardados na porta (grande variações de temperatura) nem no congelador (temperatura muito baixa);

7- EVITE A AUTOMEDICAÇÃO, ASSIM PROBLEMAS PODEM SER EVITADOS.

 

Dionei Lewandowski CRF RS 1004

Farmacêutico da Secretária Municipal de Saúde de Jóia

 

PUBLICIDADE

mod_vvisit_countermod_vvisit_countermod_vvisit_countermod_vvisit_countermod_vvisit_countermod_vvisit_countermod_vvisit_counter
mod_vvisit_counterHoje1321
mod_vvisit_counterOntem6581
mod_vvisit_counterEsta Sema21151
mod_vvisit_counterSemana Passa38822
mod_vvisit_counterEste Mês115906
mod_vvisit_counterMês Passado151827
mod_vvisit_counterContagem Total4849171

PUBLICIDADE


Design by i-cons.ch / etosha-namibia.ch