• Increase font size
  • Default font size
  • Decrease font size
Home

ALUNOS DA REDE MUNICIPAL PARTICIPARÃO DO SAEB - PROVA BRASIL 2011

E-mail Imprimir PDF

ALUNOS DA REDE MUNICIPAL PARTICIPARÃO DO SAEB - PROVA BRASIL 2011

Neste ano alunos da Rede Municipal participarão da avaliação organizada pelo Ministério da Educação para avaliar a qualidade da educação básica através da PROVA BRASIL. Segundo a Coordenadora do Pólo Santo Ângelo, Maria de Lurdes Damasceno, o qual o município de Eugênio de Castro faz parte, neste ano o MEC selecionou apenas uma amostragem que irá compor o Ideb do município.

As escolas selecionadas foram as duas municipais E.M.E.F. Julio Rosa e E.M.E.F Sesquicentenário, apenas os 5° anos do Ensino Fundamental irão participar.

As provas estão previstas para serem aplicadas no dia 07/11 às 14 horas, os aplicadores são selecionados pela Coordenadora de Pólo e irão conduzir o processo, com o auxílio das professoras regentes das duas turmas.

O que é Prova Brasil e o que é Saeb?

São avaliações para diagnóstico, em larga escala, desenvolvidas pelo Inep/MEC, que objetivam avaliar a qualidade do ensino oferecido pelo sistema educacional brasileiro a partir de testes padronizados e questionários socioeconômicos.

Nos testes, os estudantes respondem a itens (questões) de Língua Portuguesa, com foco em leitura, e Matemática, com foco na resolução de problemas. No questionário socioeconômico, os estudantes fornecem informações sobre fatores de contexto que podem estar associados ao desempenho.

Professores e diretores das turmas e escolas avaliadas também respondem a questionários que coletam dados demográficos, perfil profissional e de condições de trabalho.A partir das informações do Saeb e da Prova Brasil, o MEC e as secretarias estaduais e municipais de Educação podem definir ações voltadas ao aprimoramento da qualidade da educação no país e a redução das desigualdades existentes, promovendo, por exemplo, a correção de distorções e debilidades identificadas e direcionando seus recursos técnicos e financeiros para áreas identificadas como prioritárias.

Além disto, os dados também estão disponíveis a toda a sociedade que, a partir dos resultados, pode acompanhar as políticas implementadas pelas diferentes esferas de governo. No caso da Prova Brasil ainda pode ser observado o desempenho específico das escolas públicas urbanas do País.

Os dados dessas avaliações são comparáveis ao longo do tempo, ou seja, pode-se acompanhar a evolução dos desempenhos das escolas, das redes e do sistema como um todo.

 

INFORMATIVO DA ESCOLA JÚLIO ROSA

A Escola Júlio Rosa no mês de outubro organizou várias programações em comemoração ao dia da criança, dia do professor e dia do funcionário público:

" No dia 11 de outubro, aconteceu a festinha do dia da criança na Escola, houve brincadeiras, confraternização, distribuição de presentes doados pelas profes e sorteio de brindes realizado pela SMEC.

Informativo da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente

A secretaria de Agricultura e Meio Ambiente pede a compreensão dos produtores que foram atendidos pela patrulha agrícola, que venham fazer o acerto das horas de serviços prestados, o mais breve possível.

Pedido de Alevinos

Em formamos ainda que já esta disponível os pedidos de reservas de alevinos para o repovoamento dos açudes até dia 10 de dezembro.

Serviços de Patrulha Agrícola

A secretaria de agricultura gostaria de comunicar aos produtores que irão precisar de serviços a ser realizados pela patrulha agrícola, para que façam o seu agendamento de preferência com alguns dias de antecedência para facilitar a programação e o roteiro dos serviços a serem executados.

 

Informativo da Secretaria Municipal de Saúde

 

Os ACS (Agentes Comunitários de Saúde), estão realizando novo cadastro das famílias do município, conforme solicitado pelo Ministério da Saúde foi acrescentado o número do Bolsa Família NIS(número de identificação social).Este novo cadastramento não influencia no beneficio recebido pelas famílias.Os ACS também estão realizando um levantamento de grau de escolaridade e analfabetismo das famílias do nosso município. Precisamos da colaboração de todos, pois é necessário para elaboração do plano municipal de educação.Convidamos toda comunidade em geral para participar do encontro mensal de Educação em Saúde, que se realizará no dia 09 de novembro de 2011, as 14h00min na câmara de vereadores.

AS FAMÍLIAS CADASTRADAS NO BOLSA FAMÍLIA, INFORMAMOS QUE A PESAGEM JÁ ENCONTRA-SE DISPONÍVEL NO POSTO DE SAÚDE.

O horário de atendimento da farmácia é pela parte da manhã das 08h00min às 12h00min e á tarde das 13h30min às 15h30min.

?Atendimento com a psicóloga nas terças-feiras e quintas-feiras pela manhã e tarde. O agendamento deve ser feito com antecedência somente com ela.Consultas ginecológicas devem ser marcadas com antecedência.

Atendimento com a fisioterapeuta nas segundas e quartas-feiras à tarde, com agendamento prévio.Atendimento odontológico nas segundas-feiras pela manhã, quintas-feiras pela manhã e tarde e sextas-feiras pela manhã. O agendamento deve ser feito com antecedência no consultório odontológico. O atendimento médico deve ser agendado com antecedência no posto de saúde ou por telefone no número (55)3335-1009, com a Rúbia. A ordem de atendimento médico é conforme o agendamento das fichas e não por ordem de chegada no dia do atendimento.

Nas terças-feiras, o atendimento médico no posto de saúde é voltado para procedimentos de micro-cirurgias e lavagens de ouvido, os quais deverão ser marcados com antecedência.A renovação de receitas na farmácia é somente para medicamentos hipertensivos, diabéticos e psicotrópicos de uso continuo. Para os demais medicamentos necessita de receita atualizada através de consulta médica.

No dia 15 a 18 de novembro, não haverá atendimento com o Dr. Serafini, pois no dia 15 será feriado, e nos dias 16, 17,18 o Dr. Serafini estará participando de um curso em Porto Alegre.

Telefone do PLANTÃO EMERGÊNCIA: 8118-0609

 

No dia 20 de outubro, a equipe de enfermagem do posto de saúde participou da primeira etapa da capacitação para prestação de serviços de primeiros socorros junto às ambulâncias, e com isso desenvolver perfil profissional para atendimento em situação de urgência e emergência. A segunda etapa da capacitação será realizada no dia 10 de novembro pela parte da tarde na Secretaria Municipal de Saúde.

Primeiros Socorros

A expressão Primeiros Socorros significa imediato prestado a uma pessoa vitima de um acidente ou de um mal súbito. Quando aplicados com eficiência, significa a diferença entre a "vida e a morte","recuperação rápida e hospitalização longa "ou, " invalidez temporária e invalidez permanente".

Objetivo do Socorrista

Oferece á vitima assistência adequada para diminuir a dor e seqüelas.

Característica de socorrista

Equilíbrio emocional: serenidade, compreensão e confiança,

Manter a calma e o próprio controle,

Controle de outras pessoas é igualmente importante.

O tom de voz tranqüilo e confortante dará a vitima sensação de confiança na pessoa que o está socorrendo.

Conhecimento.

Atitude.Postura de liderança.

Ética alicerçada nos valores humanísticos.

O socorrista humanizado é aquele cujas ações tornam o atendimento a um traumatizado mais digno e complacente com o seu sofrimento.

Função do socorrista

Fazer o que deve ser feito no momento certo, afim de:

Salvar uma vida.

Prevenir danos maiores.

Manter o acidentado vivo até a chegada deste atendimento.

Manter a calma e a serenidade frente à situação inspirando confiança.Aplicar calmamente os procedimentos de primeiros socorros ao acidentado.Impedir que testemunhas removam ou manuseiem o acidentado, afastando-as do local do acidente, evitando assim causar o chamado "segundo trauma", isto é, não ocasionar outras lesões ou agravar as já existentes.

Ser o elo das informações para o serviço de atendimento emergencial.

Agir somente até o ponto de seu conhecimento e técnica de atendimento. Saber avaliar seus limites físicos e de conhecimento.

Não tentar transportar um acidentado ou medicá-lo.

Se o transporte se fizer necessário - fazer da melhor forma possível.

Convite

O verão está chegando! e com o horário de verão temos mais tempo para pensar em iniciar uma atividade física e melhor ainda sem pagar nada por isso. Convidamos a comunidade em geral para participarem das atividades complementares na academia ao ar livre nas segundas, quartas e sextas às 16:00 e também no salão paroquial da igreja evangélica nas quartas- feiras a partir das 16:00. Onde são realizados alongamentos, exercícios para ganho ou manutenção da força muscular, ganhos de movimento, melhorar a coordenação e equilíbrio, prevenir quedas, garantir a independência funcional e conseqüentemente melhorar a qualidade de vida.

Grupo de Tabagismo

Quem tiver interesse em participar do grupo de tabagismo, deve dirigir-se ao Posto de Saúde e deixar nome e telefone com Rúbia, entre os dias 31/10 à 11/11. O grupo é destinado a ajudar os participantes a deixarem de fumar, fornecendo-lhes todas as informações e estratégias necessárias para direcionar seus esforços nesse sentido.

Bodas de Ouro

No dia 04 de novembro de 1961 iniciou uma nova caminhada para Tereza Geolar Pinheiro e Araci Gomes Pinheiro,através dos laços sagrados do matrimônio.Hoje em companhia dos filhos, netos, netas e bisneta e demais familiares estamos testemunhando com alegria este grande momento de felicidade.Nesta caminhada existiram dificuldades, angústia, insegurança, mas nada que a força do amor não superasse estes obstáculos, fazendo com que o companheirismo e a cumplicidade de ambos resistissem estes 50 anos de feliz vida conjugal.Para felicidade do casal em 1962 chegou a 1ª filha, a Marivane; em 1968 chegou o 1º filho, o Gelso; em 1970 chegou mais uma menina, a Gilvani; em 1972 chegava ao rancho do casal, o Jaelso, e depois demorou um pouco mais, foram quase 10 anos, completava a alegria do casal e irmãos em 1981 a chegada de mais uma filha,a Fabiane.

A vocês Tereza e Araci que Deus e o Divino Pai Eterno continue lhes abençoando para que possam desfrutar muitos momentos de alegria ao lado dos familiares e amigos.Parabéns pelas Bodas de Ouro.

O BANRISUL ENTREGA PRÊMIO

O BANRISUL Eugenio de Castro teve a grata satisfação de entregar um prêmio de R$ 15.000,00 à professora Dea Rejane Teixeira.A contemplação veio através de sorteio pela Loteria Federal, de um seguro de vida de apenas R$6,00 mensais.

O BANRISUL possui produtos com sorteio semanal como a CAPITALIZAÇÃOE SEGUROS DE VIDA, sem que o cliente pague algo mais por isso.

Para nós da equipe BANRISUL, é gratificante termos mais um cliente ganhador em Eugenio de Castro. Venha adquirir estes excelentes produtos e ser ganhador também.

SECRETARIA DE EDUCAÇÃO E CULTURA JUNTAMENTE COM A SECRETARIA DE ADMINISTRAÇÃO PROMOVEM

CONCURSO DE DESENHO CALENDÁRIO MUNICIPAL 2012

Está sendo lançado o 1° Concurso de Desenho para compor o calendário municipal de Eugênio de Castro que será divulgado no início de 2012. Poderão participar alunos das escolas municipais e estadual do município, da Educação Infantil à 8ª série. O concurso tem o objetivo de retratar o município através do desenho dos alunos, o tema é livre e permite aos alunos através de uma releitura caracterizar nossa cidade através de cenas do cotidiano, pontos turísticos, lugares históricos, expressões culturais etc.Serão 14 vencedores, sendo um de cada série ou ano do Ensino Fundamental somando 12, 3 vencedores da Educação Infantil e 2 serão escolhidos livremente pela comissão julgadora para capa e contracapa do calendário.Cada vencedor de 6° série à 8° será premiado com um Certificado de Participação e 1 Pen Drive 4 GB. A premiação será realizada no dia 21/12/2011 na comemoração do Natal na Praça. Os participantes da Educação Infantil e doa Anos Iniciais ganharão um presente surpresa.

Secretaria de Agricultura tem novo secretário

O Prefeito Roberto Bruinsma empossou nesta última sexta-feira (04/11), Vilmo Zorzo, como Secretário Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, cargo que estava sob a responsabilidade do Secretário Sergio Arthur Bazana. Com a alteração que é uma mudança administrativa, atendendo e resgatando compromissos de governo na caminhada cívica, o prefeito continua firme no cumprimento dos termos acertados com as lideranças que formam a base política da atual Administração Municipal.

ADENDO AO EDITAL N° 12/2011

PRAZO PARA MATRÍCULAS E REMATRÍCULAS NA REDE MUNICIPAL DE ENSINO

Inclui-se a Escola Municipal de Ensino Fundamental Sesquicentenário

Estarão abertas as matrículas e rematrículas na rede municipal de ensino do dia 05 de dezembro de 2011 à 09 de dezembro de 2011.

A Secretaria Municipal de Educação e Cultura do Município de Eugênio de Castro, no uso de suas atribuições legais, torna público que as matrículas e rematrículas na rede municipal de ensino estão abertas a partir do dia 05 de dezembro de 2011 até 09 de dezembro de 2011.

Para a E.M.E.F. Julio Rosa e E.M.E.F. Sesquicentenário, no período da manhã das 8:00 às 11:30 e no período da tarde das 14:00 às 17:00.

Para ingresso no 1° ano do Ensino Fundamental: 6 anos completos até 31/03/2012

Documentos necessários: Certidão de Nascimento.

Para ingresso na Educação Infantil na E.M.E.I. Beija-Flor a criança deverá ter:

- Maternal I: 2 anos completos até 31/03/2012

- Maternal II: 3 anos completos até 31/03/2012

- Pré-escola I: 4 anos completos até 31/03/2012

-Pré-escola II: 5 anos completos até 31/03/2012

As matrículas para a Educação Infantil serão realizadas na E.M.E.I. Beija-Flor, no turno da tarde das 14:00 às 17:00 horas. Os documentos para os alunos que estarão ingressando na escola são:

- Cópia da Certidão de nascimento da criança;

- Cópia da Carteira de identidade dos pais ou responsáveis.

Torna público ainda que os pais que tiverem interesse em matricular crianças para a Educação Infantil - Berçário, na faixa etária de 4 meses à 2 anos, deverão realizar as pré-inscrições na escola, que estarão abertas no mesmo período.

ATA Nº. 38/2011 ATA DA SESSÃO ORDINARIA REALIZADA PELA CÂMARA MUNICIPAL DE VEREADORES DE EUGENIO DE CASTRO-RS, NO DIA 25 DE OUTUBRO DE 2011.

Ás 9 horas nas dependências do Plenário Jose Libório Rontani o Senhor Presidente do paço legislativo, vereador Roberto Gehrke, em nome de Deus, deu por aberta a Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Vereadores de Eugênio de Castro, dando as boas vindas a todos. Logo após solicitou que fosse efetuada uma leitura Bíblica, a qual foi proferida pelo Diretor Administrativo da Câmara, Gilberto Sausen .

Estavam presentes os seguintes Vereadores:ROGÉRIO AUGUSTO ROSA DA ROCHA - PP; JAIME CONTRI - PP; JOSE FERNANDO DE LIMA MACHADO - PMDB; ANTONIO RENATO DE LIMA - PP; MARLENE BAZANA - PMDB; ROBERTO GEHRKE - PP; GESIANE CALLEGARO - PT; GELSON AUGUSTO PINHEIRO - DEM; ERANI OLIVEIRA TEIXEIRA - PP

EXPEDIENTES ENCAMINHADOS A MESAO Presidente determinou à Secretária que procedesse a Leitura da Ata nº. 37/2011 da sessão realizada no dia 17 de outubro de 2011. A qual foi aprovada por unanimidade.Prot. N° 7840. Of. 337/2011, da Agência Nacional de Energia Pública, informando a realização da Audiência Pública nº 049/2011, com o objetivo de discutir a Resolução Normativa 414/2010. Dado conhecimento ao plenário, registra-se, arquiva-se.Prots. N° 7841, Nº 7842, Nº 7845 e Nº 7846. Ofs. nº 2933/2011, nº 7170/2011, nº 12714/2011 e nº 10898/2011, do Ministério de Saúde, informando liberação de recursos financeiros do Fundo Nacional de Saúde, num montante de R$ 1.998,28. Dado conhecimento ao plenário, arquiva-se.Prot. N° 7847. Of. nº 229389/2011, do Ministério da Educação, informando liberação de recursos financeiros do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação, num montante de R$ 5.779,75. Dado conhecimento ao plenário, arquiva-se.Prot. N° 7848. Informativo dos recursos da união pagos ao município. Encaminha-se cópia ao Executivo.Prot. N° 7848 - B. Of. nº 35/2011, do Tribunal de Contas da União, convidando para a X ERCO - Encontro Regional de Controle e Orientação, que ocorrerá dia 08 de novembro, em Santo Ângelo. Dado conhecimento ao plenário, arquiva-se.Prot. N° 7849. Pedido de Providência, da Vereadora Marlene Bazana - PMDB, para que o Poder Executivo Municipal, através do setor competente providencie reparos nas luminárias públicas da rua Alzira de Castro, próximo a Secretaria de Agricultura. Encaminha-se cópia ao Executivo.Prot. N° 7850. Pedido de Providência, da Vereadora Marlene Bazana - PMDB, para que o Poder Executivo Municipal, através do setor competente providencie a instalação de luminárias públicas da rua sem denominação, recentemente aberta no bairro Dezordi, próximo a residência do Sr. Silvério. Encaminha-se cópia ao Executivo.Prot. Nº 7851. Of. da Presidência do PMDB, informando a mudança da comissão dirigente do Partido para a gestão 2011-2013. Dado conhecimento ao plenário, arquiva-se.Prot. Nº 7853. Convocação do Presidente do Legislativo, convocando a todos os vereadores com assento neste Legislativo para uma Sessão Extraordinária, a realizar-se no dia 27 de outubro de 2011, às 20:00 horas, neste mesmo plenário. Dado conhecimento ao plenário, arquiva-se.

USO DA TRIBUNA

Fizeram uso da tribuna os seguintes parlamentares:

GELSON AUGUSTO PINHEIRO - DEM ; JOSÉ FERNANDO DE LIMA MACHADO - PMDB

ORDEM DO DIA

Prot. Nº 7807. Projeto de Lei nº 1.437/2011, que autoriza a contratação de excepcional interessa público de um profissional veterinário, e dá outras providências. Aprovado por Unanimidade.Prot. Nº 7811. Projeto de Lei nº 1.439/2011, que dispõe sobre as Diretrizes Orçamentárias para o exercício financeiro de 2012. Ficou em Comissão.Prot. Nº 7843. Projeto de Lei nº 1.440/2011, que autoriza a contratação temporária de excepcional interessa público de um profissional para a função de OPERADOR DE MÁQUINAS, e dá outras providências. Ficou em Comissão.Prot. Nº 7852. Emenda ao Projeto de Lei Nº 1439/2011, de autoria dos Vereadores Jose Fernando de Lima Machado, Marlene Bazana, Gesiane Callegaro e Erani Oliveira Teixeira, propondo que seja acrescentado ao Programa de Metas e Ações-Projetos e Atividades da LDO 2012, a construção de ginásio de esportes. Ficou em Comissão.Prot. Nº 7854. Emenda ao Projeto de Lei Nº 1439/2011, de autoria dos Vereadores Jose Fernando de Lima Machado, Marlene Bazana, Gesiane Callegaro e Erani Oliveira Teixeira, propondo que seja acrescentado ao Programa de Metas e Ações-Projetos e Atividades da LDO 2012, a manutenção das estradas municipais. Ficou em Comissão.Prot. Nº 7855. Emenda ao Projeto de Lei Nº 1439/2011, de autoria dos Vereadores Jose Fernando de Lima Machado, Marlene Bazana, Gesiane Callegaro e Erani Oliveira Teixeira, propondo que seja acrescentado ao Programa de Metas e Ações-Projetos e Atividades da LDO 2012, a renovação do parque de máquinas (aquisição de uma patrola e um caminhão). Ficou em Comissão.Prot. Nº 7856. Emenda ao Projeto de Lei Nº 1439/2011, de autoria dos Vereadores Jose Fernando de Lima Machado, Marlene Bazana, Gesiane Callegaro e Erani Oliveira Teixeira, propondo que seja acrescentado ao Programa de Metas e Ações-Projetos e Atividades da LDO 2012, a renovação da patrulha agrícola (aquisição de uma enfardadeira). Ficou em Comissão.Não havendo nada mais a tratar o Sr. Presidente , em nome de Deus encerrou a presente Sessão, convocando todos os Vereadores à participarem da próxima Sessão Ordinária que realizar-se-á na data de 31 de outubro de 2011, às 20 horas neste mesmo local.Vereador Roberto Gehrke Vereadora Gesiane CallegaroPresidente Secretaria

 

 

 
BuaXua Calendar

PUBLICIDADE

mod_vvisit_countermod_vvisit_countermod_vvisit_countermod_vvisit_countermod_vvisit_countermod_vvisit_countermod_vvisit_counter
mod_vvisit_counterHoje1151
mod_vvisit_counterOntem6025
mod_vvisit_counterEsta Sema24657
mod_vvisit_counterSemana Passa46530
mod_vvisit_counterEste Mês150093
mod_vvisit_counterMês Passado207417
mod_vvisit_counterContagem Total3735899

PUBLICIDADE

Usuários Online

Nós temos 87 visitantes online

Acesso Exclusivo

PUBLICIDADE


Design by i-cons.ch / etosha-namibia.ch